No Brasil, os desafios são imensos,
porém contornáveis mediante de políticas educacionais adequadas, cujo maior
obstáculo é a escola “pedagogizadora”. Há certas transformações sociais que só
ocorrerão por meio da educação construtora de sujeitos capazes e não apenas
capacitados, autônomos e não apenas
treinados, qualificados para a ação e não apenas para o exercício.
filosofia moderna Prof Rogerio Freitas Cemeit
http://youtu.be/q_P7XjnZjZA
domingo, 6 de maio de 2012
Faça uma análise sobre o Método “Pedagogizador” e a prática educacional voltada para intersubjetividade
O
estilo “pedagogizador” limita-se a instruir, reproduzir conhecimento, aplicar técnicas
ao aluno, tratado como objeto a ser conhecido e treinado. Este é o papel da
escola na sociedade disciplinar de que fala Foucault. Já Habermas propõe um
modelo calcado na intersubjetividade, mais apto a conduzir para a educação,
entendida num sentido construtor de subjetividades emancipadas, criativas,
autônomas. Chamamos este modelo de “modelo educacional”. Educar é produzir
sujeitos capazes de linguagem e de ação, calcadas em razões e argumentações
justificadas, legítimas, exigências fundamentais para atender às demandas
sociais, culturais, econômicas e éticas da modernidade.
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A educação em si é um sistema muito difícil pois busca aplicar técnicas que transmitir o conhecimento ao aluno. Mas os desafios com certeza são imensos, pois depende de todo um conjunto de processo para que tenha êxito numa educação de qualidade.
ResponderExcluirTânia
Oi Marta
ResponderExcluirEstou gostando de ver seu empenho, pois as postagens que você postou me ajudou muito a minha compreensão em relação ao conteúdo proposto pela disciplina.
Fique com DEUS
Maria Teresa