filosofia moderna Prof Rogerio Freitas Cemeit

http://youtu.be/q_P7XjnZjZA

domingo, 6 de maio de 2012

Faça uma análise sobre o Método “Pedagogizador” e a prática educacional voltada para intersubjetividade

O estilo “pedagogizador” limita-se a instruir, reproduzir conhecimento, aplicar técnicas ao aluno, tratado como objeto a ser conhecido e treinado. Este é o papel da escola na sociedade disciplinar de que fala Foucault. Já Habermas propõe um modelo calcado na intersubjetividade, mais apto a conduzir para a educação, entendida num sentido construtor de subjetividades emancipadas, criativas, autônomas. Chamamos este modelo de “modelo educacional”. Educar é produzir sujeitos capazes de linguagem e de ação, calcadas em razões e argumentações justificadas, legítimas, exigências fundamentais para atender às demandas sociais, culturais, econômicas e éticas da modernidade.
No Brasil, os desafios são imensos, porém contornáveis mediante de políticas educacionais adequadas, cujo maior obstáculo é a escola “pedagogizadora”. Há certas transformações sociais que só ocorrerão por meio da educação construtora de sujeitos capazes e não apenas capacitados, autônomos  e não apenas treinados, qualificados para a ação e não apenas para o exercício.

2 comentários:

  1. A educação em si é um sistema muito difícil pois busca aplicar técnicas que transmitir o conhecimento ao aluno. Mas os desafios com certeza são imensos, pois depende de todo um conjunto de processo para que tenha êxito numa educação de qualidade.

    Tânia

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta
    Estou gostando de ver seu empenho, pois as postagens que você postou me ajudou muito a minha compreensão em relação ao conteúdo proposto pela disciplina.

    Fique com DEUS

    Maria Teresa

    ResponderExcluir